À Descoberta/Vila de Rei | Dia 27 começa a busca do ouro romano do Codes

Em tempos recuados e de acordo com os vestígios mais antigos que existem na área do concelho, terão sido os Celtas e depois os Romanos, os primeiros habitantes da região de Vila de Rei.

PUB

Tratando-se contudo de uma zona geologicamente muito antiga, onde é possível encontrar com alguma frequência fósseis e outros vestígios pré-históricos, é provável que povos muito mais antigos por ali tenham vivido.

Contudo, a presença romana foi a que mais se destacou, precisamente pela exploração mineira que desenvolveu durante quase um século na região. À descoberta das pepitas de ouro do Codes é a proposta para um passeio turístico e cultural que vai decorrer no sábado, dia 27 de maio.

À Descoberta/Vila de Rei | Dia 27 começa a busca do ouro romano do Codes  Os espólios geológicos existentes na região de Vila de Rei, designados por “Conheiras” são os vestígios desta exploração mineira romana,particularmente junto à Ribeira de Codes, local onde a Zêzeretrek vai dar a aprender como descobrir ouro, e com sorte, encontrá-lo.

À Descoberta/Vila de Rei | Dia 27 começa a busca do ouro romano do Codes
Será junto à Ribeira de Codes que a Zêzeretrek vai ensinar como descobrir ouro, e com sorte, encontrá-lo.

A actividade é composta por percurso interpretativo da geologia do concelho de Vila de Rei, em paralelo com a interpretação da flora e fauna local, com uma extensão de 5 km e um nível de dificuldade baixo/médio, tendo uma duração prevista de 2 horas e uma aprendizagem da técnica da bateada, usada já na época dos romanos para a pesquisa do ouro, com uma duração de 2 horas, apoiada pelo geólogo residente deste equipa de animação turística.

À Descoberta/Vila de Rei | Dia 27 começa a busca do ouro romano do Codes
Os espólios geológicos existentes na região de Vila de Rei, designados por “Conheiras” são os vestígios desta exploração mineira romana

Durante a actividade será servido um almoço volante com produtos regionais ao ar livre.

10H00 – Início do actividade. Concentração na localidade de Lousa (GPS: Latitude: 39°37’25.11″N; Longitude: 8° 7’7.30″W);
12H30 – Almoço;
13H30 – início da actividade de bateada.

A actividade tem um custo de 20 euros por pessoa, incluindo acompanhamento com Guia, almoço e seguro, bem como algumas surpresas reservadas para o evento.

Para inscrições ou questões sobre a actividade, poderá contactar a organização através do n.º 934 877 160 ou pelo email: zezeretrek@zezeretrek.com.

DEIXAR UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here